-

-

EU LI: A culpa é das estrelas - John Green



CONTRA CAPA (sinopse)

"Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que vou ver"

                         Hazel Grace

"Um misto de melancolia, doçura, filosofia e diversão. Green nos mostra um amor verdadeiro... muito mais romântico que qualquer pôr do sol a bera da praia."
          
          - The new york times


ABAS DO LIVRO(aquele bang que tem no livro pra você marcar as páginas e tal) :
1° aba:
"Hazel é uma paciente terminal. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante - o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos -, o último capitulo de sua história foi escrito do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há um reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no grupo de apoio a crianças com câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas"
A 2ª aba é sobre o autor, apenas.

"INSPIRADOR, CORAJOSO, IRREVERENTE E BRUTAL, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que viver e amar."

SOBRE O LIVRO:
286 páginas (folha grossa, cheirinho muito bom).
Autor: John Green
Idade: Não recomendo pra alguém com menos de 13 anos, falam um pouco de sexo (nada relevante).
Editora: Intrinseca
Preço: Comprei por 30 reais na livraria cultura na Av. Paulista em São Paulo, SP.


RESENHA: 
O livro é narrado por Hazel, uma garota de 16 anos que ter câncer nos pulmões, por ter esse problema ela andava sempre com um cilindro de oxigênio:


Hazel costuma ir num grupo de apoio ah jovens com câncer em uma igreja, la ela conhece Isaac e Augustus, amigo de Isaac. Isaac tem câncer nos olhos, ele fica cego bemmmm no inicio do livro (lagrimas).
Hazel tem como livro preferido o Uma aflição imperial, esse livro não tem final, e ela quer saber o que acontece com os personagens (POR QUE NÉ SACANAGEM ISSO AE POW OU OW) e Augustus(vamos chama-lo de Gus que é como chamam ele no livro, apelidos) Gus tambem acaba querendo saber o final do livro, Hazel o faz ler. Juntos eles, e a mãe de Hazel, vão a Amsterdã para falar com o autor do livro e saber, afinal por que diabos ele não publicou uma continuação e o que acontecia afinal com os personagens.
(Não vou falar de como foi o encontro deles com o autor, spoiler não pode.)
Em Amsterdã Hazel e Gus se aproximam bastante, e um romance começa, de vez. 
A narrativa do livro, por ser feita por uma garota de 16 anos, deve soar como tal, a escrita é boa, com um jeito bem adolescente, sem ser forçado.

O que EU senti lendo?
EXATAMENTE O QUE DIZ NA CAPA DO LIVRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

"Você vai rir vai chorar e ainda vai querer mais"
Não é um livro triste... por inteiro, apesar de girar em torno do assunto câncer, é MUITO engraçado (eu chorei de rir, litros nas páginas 206-207), com um humor inteligente, e os personagens são muito bacanas, e muita coisa bonita é dita nesse livro. 


SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILERSPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILERSPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER 
SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER SPOILER:

Trechos que eu mais gostei do livro:

"VIVENDO O MELHOR DA NOSSA VIDA HOJE"

"Não conte que o diagnóstico veio três meses depois da minha primeira menstruação. Tipo: Parabéns! Você já é uma mulher. Agora morra."

A casa dos pais do Gus são cheias de frases, e gostei bastante de... Todas? 
"O lar é onde fica o coração."
"Sem dor, como poderíamos reconhecer o prazer?"

*Hazel diz ser vegetariana*
"-Os animais são fofos demais? - O Gus perguntou. 
- Quero diminuir a quantidade de mortes pelas quais sou responsável - falei."

*Hazel sobre a namorado do Isaac ter terminado tudo, por que não conseguiria lidar com alguém cego*
"Ela não deve mesmo conseguir lidar com isso. Você também não, mas ela não precisa. E você, sim."

"As vezes as pessoas não tem noção das promessas que fazem no momento que as fazem."

"Esse é o problema da dor - Augustus disse, e aí olhou para mim - Ela precisa ser sentida."

"Ok - ele disser- Preciso ir dormir. Já é quase uma hora.
- Ok - falei.
- Ok - ele disse
Eu ri e repeti
- Ok.
Ai a linha ficou silenciosa, mas não completamente muda. Era quase como se ele estivesse ali no meu quarto comigo, mas de um jeito ainda melhor - como se não estivesse no meu quarto e ele, não no dele, mas, em vez disso, estivéssemos juntos numa invisível e tênue terceira dimensão até onde só podíamos ir pelo telefone. 
- Ok. - Ele disse, depois do que parece ser uma eternidade -Talvez OK venha a ser o nosso sempre.
- Ok - falei."
*o Isaac e a (ex)namorada dele falam 'sempre' um pro outro*

" - Ok.
- Ok - ele respondeu, e pude ouvir o sorriso torto em sua voz"

"Eu gosto de ser gostado."

"- Cara você é demais - falei para ele.
- Aposto que diz isso pra todos os garotos que bancam viagens internacionais para você - Ele terminou"

"Parece que todos formos feridos durante a sua batalha"
*amigo de caroline sobre sua historia com o câncer*

"Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vitimas, tá?"
*Hazel sobre.. bem. Ela morrer devido ao câncer*

"Ok

Mandei minha resposta

Ok

Ele respondeu:

Ai, meu deus, pare de flertar comigo!"
*via sms*

"Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora pra outra."

"Senhora - o Augustus disse, balançando a cabeça olhando para ela -, o carro de sua filha acabou de ser merecidamente coberto de ovos por um cego. Feche a porta, por favor, e volte para dentro de casa, senão seremos forçados a chamar a policia." <<<<<<<< pag. 207, ri muito.

"Pai do Gus: Nossos filhos são estranhos.
Meu pai: Bem colocado."

Minhas imagens preferidas, fan arts e tal do livro:











Nenhum comentário:

Postar um comentário