-

-

Intercambio: Decidindo o pais e a agência


Na verdade para mim foi bem fácil decidir o meu pais, eu procurei saber qual era o mais fácil na questão de documentação e com o melhor estudo, daí deu a Nova Zelândia.
Não vou mentir, cheguei a ir na agência, foi quando eu estava ficando nervosa que eu não pudesse confiar na escola, e lá na agência o que eu fiz foi mais uma pesquisa de qual é o destino mais seguro e mais popular entre jovens da minha idade, só não fechei com a agência porque já estava trocando e-mails com a escola e estava dando tudo certo.
Então, os destinos mais populares para aprender inglês ultimamente são:

  • Estados Unidos
  • Canadá
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Inglaterra
  • Irlanda


Cada um tem os seus prós e contras, talvez mais adiante eu faça uma lista destes e poste aqui, mas também dá para vocês fazerem aquela pesquisa marota, pessoalmente se eu não tivesse vindo para a Nova Zelândia eu teria escolhida a Irlanda, que era a que eu mais queria, até que eu fui na Feira de Intercâmbio da EduExpo e falei com uma pessoal de uma escola neozelandesa, você pode achar várias feiras de intercâmbio pelo Salão do Estudante  e pelo nosso tão amado e divoso Google. Nessas feiras você encontrará estandes não só de agências como também de escolas e até governamentais. Só que voce tem de tomar cuidado pois algumas escolas vão lá para ganhar vantagem sobre as outras nas quais o estudo é melhor, para saber se a escola é boa você vai precisar pesquisar os rankings, o que eu achei mais útil foi o da Which School.
Uma feira de intercãmbio

O meu colégio é o Rangitoto College, o 22º da lista, eu escolhi este por não ser religioso ou de sexo único, o que é muito comum por aqui, e também que é um colégio muito bom já que é o maior colégio de Auckland e com mais estudantes também, e mesmo com tanta gente conseguiram ter uma média bem alta.

Minha escola, sim, ela realmente tem essa aparência.

Se você for vir sem agência, você vai precisar escolher a escola, o que é uma vantagem, porque você não precisa pagar nenhuma taxa para escolher cidade nem nada, como algumas agências fazem você pagar. Quanto à moradia, o mais comum é ficar em homestays, e a maioria das escolas tem suas hostfamilies selecionadas, sendo que a maioria vive numa área em que você vai poder andar ou pegar o ônibus até a escola.
Agora se você for vir com agência você vai ter mais facilidade com a questão da confiança acho, eu estava bem insegura quanto à confiar no colégio, e fico muito  feliz porque deu tudo certo, mas sempre tem a chance que você não saiba de alguma coisa que você saberia se tivesse agência e esse é outro motivo para eu estar escrevendo essa coluna, para facilitar a vida dos estudantes sem agência.
Agradeço muito que tenho vários outros brasileiros na minha escola, e todos elem tem agência, porque se eu não tivesse eles eu não saberia das matérias obrigatórias pelo MEC (Matemática, língua oficial do país em que você está estudando, educação física, história ou geografia ou similar e química ou física ou similar) e se eu não tivesse falado com eles sobre isso, eu teria que repetir o ano inteiro ao voltar para o Brasil, sim, mesmo se você só não fizer educação física.
Algumas da agências com as quais estes meus amigos vieram são:



Estas não são as únicas agências, mas posso colocar confiança porque conheço gente satisfeita com o trabalho delas. Se você quiser uma outra agência vai para o Google de novo, não é difícil.
Recapitulando, até agora você já devia ter escolhido o país, se vai ir com agência ou não, se sim, qual agência, se não qual escola?
Agora, supondo que você não vá vir com agência, como entrar em contato com a escola? E-mails, só que você vai precisar ou manjar ou ter alguém que manje no inglês, algumas escolas tem staff que fala português, mas pelo menos para mandar o primeiro e-mails vai ter que ser em inglês. Quase toda escola que você vê tem um link escrito "International" (ou variáveis, como international students, ou international department) neste link costuma ter todas as informações à respeito de com quem você vai precisar falar e algumas informações sobre a escola, às vezes tem até depoimentos de quem já fez intercâmbio.
O primeiro e-mail é uma coisa bem básica como "Oi, eu estou interessada em fazer intercambio na escola_______, começando no mês________ do ano ______, você poderia me enviar os formularios, o preço das taxas e as informações disponíveis sobre a escola." Só isso já basta, eu comecei a falar com a escola dois meses antes se eu não me engano,e deu tempo de sobra, mas não posso garantir que você vá ter tanta sorte, mas tentar sempre vale a pena, se não der você dá uma adiada.
Domingo que vem vou estar falando sobre o visto e chegando na nova casa e no novo país, me aguardem e até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário