-

-

Ratinho de estimação

Luna com 3 meses - 06/01/2014

Oi oi oi oi. Bom, acho que nunca cheguei a falar sobre isso aqui no blog, mas quem me conhece sabe que tenho uma ratinha (sim, uma ratinha) de estimação. Mas calma, crianças. Senta aqui e vamos conversar. Vou explicar tudinho para você que quer ter um ratinho (ou outro roedor qualquer) ou que tem curiosidade em saber como é cuidar desses animais tão dóceis.

Luna com 8 meses - 24/05/2014
Eu adotei a Luna no dia 6 de Janeiro de 2014, ela tinha 3 meses e preciso confessar: foi amor à primeira vista. De início, eu queria um hamster, pois eu já tinha a gaiola que ganhei da Lau, mas quando cheguei no Petshop só vi ratinhos do tipo Mecol Twister (aqueles de laboratório). A Luna era a mais pequenina dos dois filhotes que tinha lá, um casal. Enquanto minha mãe conversava com a vendedora, eu fiquei brincando com a Luna, e simplesmente me apaixonei! Pensei "preciso levá-la pra casa". Terminei de comprar as coisas que precisava, coloquei a Luninha na gaiola e foi uma alegria dali em diante.

Já tenho a Luna há 5 meses, ela já esta com oito e posso dizer: é um dos animais mais carinhosos que já conheci! Ao contrário do que muitos pensam, os ratinhos são muito dóceis, carinhosos, e SUPER inteligentes.

Ok, caso você queira um ratinho de estimação, vai precisar dos seguintes itens:

  • Gaiola: é um dos itens mais importante, porque é onde ele vai dormir, comer, e fazer suas necessidades fisiológicas, ou seja: é a casinha dele. Ao escolher a gaiola, lembre-se de que ele vai precisar de espaço, bastante espaço, pois ratos adoram brincar e correr (a maioria é muito hiperativo). A gaiola tem que ter uma ou duas prateleiras, e uma roda também é uma boa ideia, ainda mais se você escolhe uma fêmea, pois elas adoram correr na rodinha. O preço da gaiola varia muito, desde R$80,00 até mesmo R$200,00, porque depende do tamanho dela;
  • Leito: é o que vai forrar a gaiola para o ratinho poder fazer cocô e pipi. É importante escolher bem o que colocar como leito, porque se for serragem de madeira (tipo aquela que tem em casas de material de construção) pode causar problemas pulmonares, e jornal não pode por causa da tinta que tem no papel (o que é bastante). Eu uso na gaiola da Luna serragem de álamo, o que é um ótimo método e é seguro para ratos. Custa em média R$7,00 o pacote grande e pode ser encontrado no petshop;
  • Bebedouro: eu opto pelo bebedouro porque é muito mais higiênico e prático. É tipo aquelas garrafinhas com biquinho que tem para passarinho, sabe? É baratinho, custa uns cinco reais;
  • Alimentação: sabe aquelas vasilhas onde a gente coloca a ração do cachorrinho? É uma assim, só que em tamanho menor, óbvio. A ração tem que ser de qualidade (na minha opinião, é melhor). Contém algumas sementes e frutos de casca rija, mas é feita principalmente de grãos, e costuma ter também frutos secos e vegetais. É uma boa ideia alimentar seu ratinho com frutas (menos as cítricas). Ela geralmente custa três reais, e dura o mês todo.
Pronto, agora que você já sabe do que precisa, só falta comprar o ratinho! São baratos, o preço varia de 10 reais a 15. Eles são muito sociáveis, carinhosos, hiperativos e inteligentes. Se você quiser dois ratinhos, dê preferência para um casal ou duas fêmeas. Não é bom manter dois machos numa mesma gaiola porque eles podem brigar e se machucar seriamente. E caso prefira casal, esteja ciente que eles podem ter mais de 100 filhotinhos em apenas um ano! Hahahaha :P

NOTA: eles precisam de cuidados semanais, ou seja, semanalmente você precisa trocar o leito da gaiola, onde ficam as fezes, e troque a água diariamente, e sobre a comida, nem preciso falar né? Eu acho legal estabelecer um horário pra pôr a ração deles, porque assim eles se acostumam e sabem que em tal horário vão comer! 

Bom, tirando a primeira despesa (gaiola, potinho para comida, bebedouro etc), manter eles é muito barato, eu gasto apenas dez reais ao mês com ração e a palha pra gaiola. E ah! Lembre-se de dar muita atenção e carinho à eles, apesar de serem muito sociáveis, se não receberem atenção podem ficar tristes (como qualquer outro animal). E leve-os ao veterinário pelo menos uma vez por ano.

Boa sorte pra você que vai adotar seu ratinho, e até o próximo post, Marcianos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário