-

-

Lista: 5 Livros/Sagas Favoritos

Oi gente, tudo certo? Aqui é a Mari, e hoje vou fazer uma coisa um pouco diferente: uma lista! Eu geralmente faço resenhas, mas achei que fazer uma lista com os meus livros favoritos também seria legal. Só para dizer que é obvio que aqui não vou falar de todos os meus preferidos, por que se não seria uma lista ENORME (eu não sou muito seletiva. A maioria dos livros que eu leio entra para a lista, anyways). Então hoje vou falar só de 5 livros, mas talvez outra hora faça uma nova lista com outros livros. Depois deixem suas opiniões, críticas, enfim, o que quiserem. Vamos Começar?

1- Percy Jackson e os Olimpianos + Os Heróis do Olimpo

Não tem como, não tinha como deixar de falar dessas duas sagas. Como muitos sabem (ou não, haha) Percy Jackson é, e acredito que sempre será, minha saga favorita. Não sei, é simplesmente perfeito. Eu lembro de quando acabei de ler "O Último Olimpiano", no final do sexto ano. Não conseguia parar de pensar ou falar em outra coisa, Simplesmente não saia da minha cabeça! Sinceramente não consigo imaginar como meus amigos me aguentavam. Eu ficava (e confesso que ainda fico) a tarde inteira no computador, lendo -e escrevendo, embora nunca publiquei nenhuma- fanfics, perdia hoooras em galerias do DevianArt (sou apaixonada pels galerias da Burdge Bug e da Viria), no tumblr, etc. Pra quem ainda não leu, aqui vai a sinopse do primeiro livro:

"Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses."

O meu livro favorito da série é "A Maldição do Titã" (terceiro livro, de cinco.) e  "O Último Olimpiano" (quinto livro).

2- Harry Potter

Ok, ok. Eu sei que esse é um clássico que todo mundo conhece, mas também não dava pra tirar a lista. Na verdade, eu nem preciso explicar por que essa série está nessa lista, correto? haha. Eu não sei se você é do tipo que gosta de ler, mas eu acredito que ler Harry Potter é uma coisa meio que obrigatória. Tipo aqueles livros que caem no vestibular, Fico encantada com a criatividade da J.K (escritora da série)! As personagens, os ambientes, cenários, o enredo, tudo é perfeito. Não tenho dúvidas de por que a série fez tanto sucesso (a saga vendeu mais de 400 milhões de livros no mundo inteiro, e traduzido para pelo menos 65 idiomas.)! O jeito que ela escreve me deixa encantada, não é nada cansativo (na verdade posso até dizer que nos primeiros livros, é uma leitura um pouco "infantil", e com o decorrer da série ela foi evoluindo, deixando a escrita mais séria), e você não consegue parar de ler. Exatamente o tipo de livro que eu gosto! O meu livro favorito na série é "A Ordem da Fênix" (o quinto livro, de sete), e "O Prisioneiro de Askaban" (terceiro livro).

3- As Vantagens de ser Invisível
Chorei quando li, e chorei em todas (t o d a s) as vezes que vi o filme, Por que? Por que sou idiota. HAHAHA. O que eu mais gosto desse livro é o fato de eu poder me colocar na pele do Charlie, o personagem principal. Pode parecer meio bobo, mas eu fico me imaginando na mesma situação que ele: Escola nova, sem amigos, esse tipo de coisa. Eu penso no que faria se fosse comigo. Eu sou muito tímida, e provavelmente ia ficar bem triste. E é por isso que o livro me emociona tanto: eu fico feliz quando ele fica feliz, triste quando ele fica triste. Animada quando ele está animado. Pra mim o livro é uma montanha russa de emoções, o que me faz rir, chorar, ficar brava, enfim. Outro que eu achei que tem uma leitura bem leve, e é relativamente fino (224 páginas) e eu li bem rápido, Vale muito a pena, e por isso está nessa lista!Me identifiquei muito, Aqui vai a sinopse pra quem nunca leu:

"Cartas mais íntimas que um diário, estranhamente únicas, hilárias e devastadoras - são apenas através delas que Charlie compartilha todo o seu mundinho com o leitor. Enveredando pelo universo dos primeiros encontros, dramas familiares, novos amigos, sexo, drogas e daquela música perfeita que nos faz sentir infinito, o roteirista Stephen Chbosky lança luz sobre o amadurecimento no ambiente da escola, um local por vezes opressor e sinônimo de ameaça. Uma leitura que deixa visível os problemas e crises próprios da juventude."

4- O Teorema Katherine

Ainda não sei dizer por que esse livro me cativou tanto, mas definitivamente está na minha lista dos favoritos. Uma coisa que eu percebi é que ou você ama esse livro, ou você odeia. Não tem meio termo. Sinceramente, a maioria das pessoas que conheci estão na lista dos que odiaram. E eu até entendo por quê, É só que esse livro tem tudo a ver comigo (e ao mesmo tempo nada. Não sei explicar). A história é bem aleatória, e acho que foi por isso que eu gostei tanto, É um livro inteligente, engraçado, romântico... Mas não é aquele tipo de romance-a-culpa-é-das-estrelas (outro livro que eu gosto muito). Não sei, é só que esse livro é tão aleatório que eu não consigo explicá-lo. É ler para entender, mas eu acho que vale a pena. Mesmo que você vá cair na lista dos que odeiam esse livro. HAHAHA. Aqui vai a sinopse:
 "Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.


Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera."

5- O Hobbit

Pra fechar com chave de ouro, o último livro da lista é nada mais, nada menos que: O Hobbit! Li o livro no final de 2013, mas aproveitando que o último filme saiu faz pouco tempo, vamos falar dele! 
Tolkien, né? Ainda não li nenhum dos livros do Senhor dos Aneis (mas pretendo!), mas o que posso falar sobre o hobbit é que é sensacional! A história é incrível (e vai te ajudar muito a entender a  história dos livros seguintes), a escrita do Tolkien é leve, cativante e fácil de ler. Eu lembro que adorava as "metáforas" que ele escrevia, Tipo, ao invés de escrever "E quando o sol começava a se por..." ele dizia "E quando as sombras começavam a se alongar..." e eu achei isso tudo muito genial! Além dele conseguir descrever muito bem os cenários e os ambientes (enquanto eu lia, via todas as imagens da minha cabeça). Simplesmente amo esse livro. Aqui vai a sinopse:
"Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem em sua porta e levam-no para uma expedição."

E então gente, o que acharam da lista? Como já disse, talvez daqui a um tempo eu faço outra, com outros livros. Por hoje é só, até mais e obrigado pelos peixes.

                                                                                                         Beijos, Mariana.

2 comentários:

  1. Fiquei triste por não te lido nenhum da lista :(
    As Vantagens de Ser Invisível eu assisti o filme e adorei. Quero muito ler.
    Harry Potter eu assisti, mas acho que nem foram todos. Fiquei louca pra ler depois de ler Morte Súbita, pois gostei muito do jeito da J.K. escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA! O livro das vantagens de ser invisível é tão perfeito quando o filme <3 (apaixonada por aquele filme, culpada.)
      Eu também quero muito ler Morte Súbita, ver um lado um pouco diferente da J.K, sabe? USHAUSH
      Enfim, se você ler um dos livros da lista, comenta aqui e a gente discute!
      beijinhos :3

      Excluir