-

-

EU LI: Quem é você, Alasca?





Título: Quem é Você, Alasca?
Título Original: Looking For Alaska
Livro Único.
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 229
Ano: 2010
Saiba mais: Skoob
Comprar: Saraiva // Cia dos Livros

Sinopse:
Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras — e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o “Grande Talvez”. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.


Acabei de acabar de ler "Quem é você, Alasca?", exatamente 05hr28 de 16 de setembro de 2013. Pois bem. Vamos dividir isso aqui em partes: 1º  a resenha, falar sobre o livro; 2º meus motivos pra gostar tanto do livro e dos personagens e 3º minha reação com o livro e minha expectativa pros próximos livros que vou ler do John Green.
O livro é narrado por Miles, um garoto sem amigos -  até agora pelo menos - que está se mudando para um internato, aparentemente em busca do seu 'grande talvez' (isso é complicado, o grande talvez foi uma situação que ele usa pra justificar sua saída de casa, ir atras do seu grande talvez, sua grande experiencia de vida ou algo assim). Nessa escola nova - onde ele é apelidado de gordo (por ser magro) - Miles faz amizades, grandes amizades com Coronel (apelido, o nome do garoto é Chip), Alasca, Lara e Takumi.
Miles, Coronel e Alasca passam mais tempo juntos, os três sem Lara e Takumi, só pra esclarecer. Enfim. Voltando ao Miles.
Miles coleciona ultimas palavras, como diz na capa do livro, pois é. Um hobbie estranho, deixa eu te explicar: Ele le muitas biografias ou simplesmente memoriza as ultimas palavras - de X pessoa antes de morrer.



Ao sair de casa  e ir para Culer Creek a procura do seu 'grande talvez' e fazer esses amigos, Miles tem uma nova vida com trotes, bebidas, muitos cigarros e experiencias novas. Não se engane esse livro não é como um episódio de Skins não, eles não vivem nessa vida louca de filmes clichês americanos, mas isso faz parte da história, normal, continuando. (Qualquer dado a mais que eu de do livro pode ser um spoiler, sério. É uma resenha complicada.) O livro é dividido em "Antes" e "Depois" 'antes e depois do que Laura?' então, de um acontecimento que vai mudar A SUA VIDA, não brincadeira, antes de depois de um acontecimento que mudou muitas vidas no livro, que eu claro não vou falar qual é (no final da resenha quando for falar das minha reações vou falar desse acontecimento, não leia se não quiser o spoiler mais triste da sua vida). A parte do Antes, não tem nada demais, mas é emocionante de qualquer forma por que os personagens...  gente. Apaixonantes. Enfim, o livro pode meio entediante até ai - pra você - por ser mais uma narração da vida de um adolescente até que normal, até o Depois chegar e você ler o livro tão desesperadamente.
O livro vai te mostrar como as pessoas podem ser importantes umas nas vidas das outras. E isso é o que eu mais percebi no livro, e creio que foi assim com todo mundo.
""Quem é você, Alasca?" narra de forma brilhante o impacto que uma vida pode ter pela outra. Um livro incrível que marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea"


Os motivos pra eu gostar tanto do livro, fácil. 1º Os personagens são ótimo. Engraçados, naturais, reais. Não ficou forçado. Eu falei a mesma coisa sobre A culpa é das estrelas, o John Green sabe como desenvolve um personagem, sabe como lidar com a personalidade de cada um e fazer tudo isso parecer muito natural, claro que eu leio a versão traduzida, mas acho que não faz taaanta diferença... tomara.
2º O livro fala um pouco sobre religiões (um assinto que eu adoro, veja), por se passar em uma escola. Matérias. Mas a única matéria que falam no livro é religião, e a religião mais falada foi o Budismo, o que me fez gostar mais ainda do livro por eu me interessar tanto por ela, claro que você ser ou não budista não vai mudar nada ok? o contexto vai ser o mesmo, mas levei a história pra um lado ainda mais pessoal por isso, enfim.
3º É extremamente interessante o Miles colecionar ultimas palavras, e a Alasca com a história de "A biblioteca da minha vida". Acontecem muitas coisas no livro que você vai ler e pensar 'poxa, quero isso pra mim'. Os trotes, as ultimas palavras, os poemas, as piadinhas ótimas, os amigos, as flores, os melhores e os piores dias. (Isso você só vai entender se ler o livro, sorry).
Minha reação com o livro, quando acabei de ler, foi exatamente como em A culpa é das estrelas, eu aceitei. Quando (OLHA AGR É O SPOILER, JÁ AVISEI) a Alasca morre no livro, eu tive a mesma reação do Gus de A culpa á das estrelas, eu queria matar o John Green. Eu não acreditei, como podia alguém tão fascinante morrer assim? Foi... ah. Meu coração ficou apertado. Mas conforma a história vai se passando e os personagem vão aceitando e entendo você segue o ritmo deles e no final, você simplesmente entende tudo e aceita. Assim. Do nada.
UMA COMPARAÇÃO DESSE LIVRO COM A CULPA É DAS ESTRELAS
Citações.
Piadinhas/tiradas incríveis dos personagens.
Palavra/ simbolo que você vai levar pra vida com esse livro. Em a culpa é das estrelas o "Okay" e nesse as margaridas. Leia e entenda.
E o final do livro, os dois acabam com um texto que te faz aceitar a morte daquele personagem que você tanto ama. E essa é a minha parte preferida.
Resenha de A culpa é das estrelas {www}
a outra capa, amo essa tbm :)
Bem, espero que minha resenha tenha intruido vocês a AMAR O LIVRO/ IR CORRENDO COMPRAR/  SE EMOCIONAR CASO JÁ TENHA LIDO POR QUE GENTE... né. Sino muito se você ainda não leu o livro mas acabou lendo o spoiler e agora quer me matar, mas eu avisei. Eu avisei.
Eu amei o livro, o titulo, e por um milagre não odiei o fato de ter uma pessoas na capa, por que a menina da capa é a Alasca perfeita pra mim.
E quanto aos outros livros do autor, por de certa forma A culpa é das estrelas e Quem é você, Alasca? terem um formato parecido estou esperando dous outros dois (que estão para chagar) mais ou menos isso. YA. Romance.SPOILER SPOILER Alguém legal morre. E um final que te faz aceitar a morte do personagem legal que morreu.


Trechos:


"Por que você fuma tão depressa?" perguntei
Ela me olhou e abriu um sorriso largo, e um sorriso assim tão largo em seu rosto estreito talvez lhe desse um ar meio tolo se não fosse a inquestionável elegância de seus olhos verdes. Ela sorriu com todo o encantamento de uma criança numa noite de natal e disse: "Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer".



---
"Vamos fazer um acordo. Você escolhe um presidente norte-americano que já morreu. Se o Gordo não souber as últimas palavras dele, teremos uma trégua. Mas, se ele souber, você vai passar o resto da sua vida lamentando o dia em que mijou no meu tênis"
"Isso é ridículo."
"Tudo bem. Nada de trégua", o coronel retorquiu.
"Tudo bem. Millard Fillmore", Kevin disse. O coronel olhou depressa para mim, os olhos perguntando: Esse cara foi presidente?  Eu apenas sorri.
"Quando estava morrendo. Fillmore sentiu muita fome. Mas o médico não queria alimentar sua febre ou algo assim. Fillmore não parava de falar que queria comer, então o médico deu para ele uma colherzinha de sopa. Sarcástico, Fillmore disse 'A refeição estava deliciosa', e morreu. Nada de trégua."
---
"Não quero dar uns beijos nela."
"Espera." Ele pegou u lápis e começou a rabiscar com entusiasmo numa folha de papel, como se tivesse feito uma importante descoberta matemática, depois se voltou para mim. "Pelos meus cálculos, você é um mentiroso." 
---
Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.
---
"Sabe quem você ama, Gordo? Você ama a garota que faz você rir, que vê filmes pornográficos e bebe com você. Mas não a garota tristonha, mal-humorada, maluca."
E ela tinha razão.
---
[...] Por fim conclui que as pessoas acreditavam em vida após a morte porque não suportava a alternativa.
---
Sabe quando o sol fica desse jeito, com as sombras alongadas e esse tipo de luz clara e suave que antecede o pôr do sol? É a luz que deixa tudo melhor e mais bonito. E hoje tudo pareceu estar iluminado por essa luz.
---
Buda diz que o sofrimento é causado pelo desejo e que a suspensão do desejo implica a suspensão do sofrimento. Se pararmos de desejar que as coisas perdurem, não iremos sofrer quanto elas desmoronarem.
---
SPOILERSPOILER SPOILERSPOILER SPOILERSPOILER
"Então acho que eu também a deixei it. Sinto muito. Sei que vocês a amavam. Era difícil não amá-la."
---
Quandos os adultoz dizem "Os adolescentes se acham invencíveis", com aquele sorriso maliciosa e idiota estampado na cara, eles não sabem quantos estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremo. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e de fracassar. Mas essa parte que é maior do que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário