-

-

Fazendo Lente FishEye em casa


A conhecida como Fish Eye ou Olhos de Peixe pode ser facilmente feita em casa e faz os mesmos efeitos das feitas em fábricas.
  1. O que é a fisheye?
    É uma lente adaptável para câmeras digitais e analógicas (antigas que utilizam filmes para revelação). A lente fisheye tem o ângulo arredondado e isso proporciona um maior campo de visão da fotografia. É utilizada em portifólios fotográficos e hoje em dia já se vende separada para adpatar em câmeras e iphones mas tem um alto valor. Só para iphone ela pode chegar até R$ 100, 00.
  2. Tem como fazer em casa?
    Tem e você deve fazer. É um absurdo pagar caro por serviços que você desfrutar fazendo em casa. Por isso, fiz uns tutoriais gringos, pois não achei em português em nenhum blog. Confiram no resto do post.
 Fazendo com uma câmera Sony

1. Você precisa de: EVA, uma tampa que seja do tamanho la lente da sua câmera, um olho mágico (aqueles de porta) e uma tesoura ;
2. Corte na tampa um furo que dê para prender o olho mágico;
3. Depois corte o EVA em forma de tira, para que você possa colocar dentro da tampa (assim não arranha sua lente);
4. Coloque-o na tampa;
5. Coloque o olho mágico nele;
6. Como ficou;
7. coloque sua lente caseira fisheye em sua câmera;
8. Agora você já pode tirar as fotos! Um detalhe: talvez sua lente fique embaçada então regule o foco de sua câmera, também é necessário que você use o zoom para regular o tamanho do contorno em volta.
Se não sabe onde comprar o olho magico aqui você encontra ele super barato.
 Fazendo com uma Canon

  1. Papelão de embalagem
  2. Espuma (fácil de encontrar na ferragem mais próxima)
  3. Fita durex
  4. Cortador de papel
  5. Olho mágico de porta (fácil de encontrar na ferragem mais próxima)
  1. Corte papelão embalagem.
Nesse primeiro passo você deve cortar 2 pedaços de papelão. O primeiro deve ter o mesmo formato da lente de sua câmera (a camera utilizada deve ter uma lente com tamanho de mais ou menos 50 mm para se ter um resultado agradável).
O segundo corte deve ter comprimento suficiente para envolver sua lente e a largura deve ser igual ao comprimento do olho magico.
   2.   Corte da espuma.
Nesse passo você deve cortar 2 pedaços que juntos tem mais ou menos o mesmo tamanho da sua lente.
 3 e 4.   Início da montagem da lente.
Nesse passo você deve juntas os componentes para que tenha o mesmo formato que a lente terá quando estiver pronta.
   5.   Finalização
Nesse passo você deve adicionar o pedaço de papelão e usar durex para prende-lo.
Para realizar as fotos você deve posicionar a lente olho-de-peixe na frente da lente de sua câmera DSLR ou compacta, e utilizar o modo manual para ajustar a luz até a foto ficar boa. Se você quiser pode prender a lente com durex. Como a lente do olho mágico não tem a mesma qualidade de uma lente de uma câmera fotográfica, para as fotos ficarem boas você deve fotografar na rua com bastante luz do sol ou usar um flash de estúdio.

    
Obviamente, a qualidade da foto com a Canon fica muito melhor e mais escura do lado, mas isso pode-se resolver com um editor de imagem na foto. A duração dessa lente improvisada é pequena e se desgasta, mas em compensação o preço de uma fisheye é bastante significativa, a fisheye é bem cara e é quase uma DIANAF+ em sentido de preço.
Update 1: Se sua foto ficar embassada, passe um pano úmido no olho mágico ou, compre outro. Muitos olhos mágicos que ficam por tempos em lojas, costumam a pegar fungos ou ficar totalmente empoeirados. Se tiver outra duvida, é só deixar um comentário e eu respondo.
Update 2: Esse tutorial foi feito por mim no meu antigo blog, batmangypsy.blogspot.com por isso a marca d’água, porém, é proibida a cópia sem aviso prévio desse tutorial.

REBLOG

Nenhum comentário:

Postar um comentário