-

-

EU LI: O Chamado do Cuco



Olá a todos! Sou a Petra e estou no blog para falar e dar dicas de livros para vocês! Sou uma leitora compulsiva, então já tenho uma lista grandona para apresentar a todo mundo que lê o blog, começando por um livro que li a pouquíssimo tempo e que tá tatuado na minha mente.
SINOPSE: "Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios."


Para começar, acho que tem uma coisa que todo mundo devia saber: Robert Galbraith não existe. Ele é um pseudônimo. Ou seja, outra pessoa escreveu o livro e o lançou sobre o nome de Robert. E eu acho que todo mundo - ou a maioria - conhece bem a verdadeira escritora dessa obra fantástica... J.K. Rowling, a criadora de Harry Potter! 
Depois do fim da famosa saga de magia, J.K. escreveu o livro para adultos 'Morte Súbita' (The Casual Vacancy em inglês) que acabou rendendo críticas fortes e nem sempre boas por causa da mudança drástica de tema de escrita (passar de um mundo mágico para onde o sexo é comentado as vezes com detalhes não é algo que se espere). Ainda exitante por causa das más críticas, Rowling resolveu lançar o romance policial sobre o pseudônimo de Robert para observar o público como qualquer outro escritor, sem a grande imagem que a mídia lhe lança depois de Harry Potter. 
E não é que nem precisou? O Chamado do Cuco rendeu mares e rios de críticas e elogios fantásticos! Seu pseudônimo ganhou uma estréia grande na literatura e o livro foi tão grande que já saíram até planos para um filme! 
Agora, minha opinião: esse livro mata. Mata mesmo, sem brincadeira! Cada página é um arrepio, um grito, um suspiro! O detetive Strike (personagem principal) é simplesmente genial! Ele saca as coisas com rapidez, astucia e ainda consegue deixar mistério para o leitor. O Chamado do Cuco me surpreendeu completamente! Mesmo sendo uma grande fã de Rowling, eu não esperava algo tão surpreendente. 
E quero que saibam também: depois que você comprar esse livro, tem que se trancar no quarto e esquecer da vida. A família não existe mais, os amigos não existem mais, o namorado (se alguma sortuda ai tiver) também não, sinto muito! É simplesmente impossível prestar atenção em outra coisa enquanto se lê a obra.
O Chamado do Cuco é um grande xodó que eu lhes indico com muito carinho. Cuidem bem e aproveitem essa obra chocante!
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Ganhei O Chamado do Cuco de natal, e foi, sem dúvida, um livro fantástico. Acho que só não fiquei surpresa no final porque, sendo uma mente brilhante como sou (-n), eu procurei a resposta antes de terminar o livro. :'(
    Ótima resenha, Petra. ^^

    Controvérsias

    ResponderExcluir