-

-

EU LI: Um Dia

Ei Marcianos, suave na nave? 
E hoje estou aqui pra falar um pouquinho sobre o último romance que eu li até agora e que por sinal, amei demais. Um Dia (One Day) é um romance escrito pelo britânico David Nicholls, vencedor do prêmio Livro de ficção mais popular do ano em 2010 que me lembrou demais o filme ”No Strings Attached” com Ashton Kutcher e Natalie Portman deem uma espiada depois (blá,blá,blá) . Então vamos lá com a sinopse.

imageEditora: Intrínseca
Páginas: 416
Ano: 2011









Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.  Os anos se passam e Dexter e Emma levam vidas isoladas. Vivem vidas corridas,cansativas e cheia de problemas. Vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os tocou naquela primeira e única noite, dia 15 de julho. Noite em que surge uma forte relação entre os dois, aquelas que não importa o que pode acontecer,que são feitos pra ficarem juntos.”
image
E aí começa o romance, tudo se desenrola de ano em ano, narrando a vida de Dex e Em nos seus dias de 15 de julho, juntos ou separados quando cada um segue um caminho diferente,fazendo novos amigos, novos amores, acumulando conquistas e derrotas em suas vidas que enfim, os fazem crescerem e amadurecerem.
   
Os capítulos narram como que anda a vida dos protagonistas, sempre no dia 15 de julho, me perdi várias vezes, porque tudo mudava de um capítulo para o outro, de repente mudavam de endereço,emprego, conheciam diversas pessoas. mas com o desenrolar do livro eu fui me encontrando.
image
    Acredito que esse foi um dos romances mais difíceis de descrever que eu já li, pois realmente o enredo e o desenrolar mexeu comigo de um jeito inexplicável. No final, fiquei como qualquer leitor em final de livro, meio que ”sem rumo”, me perguntando o que eu deixei pra trás na minha vida que possa mudar alguma coisa no futuro entende? (No.)  Acredito que esse seja o objetivo de todo o escritor. Mas eu adorei o final de coração, sou um dos loucos que guarda últimas palavras de um livro.
image
   Apesar de tudo, eu consegui me prender ao livro, ”Um Dia” me deixou enfeitiçado com várias frases de efeito, momentos engraçados(Pela parte de Dexter),irônicos, românticos, tristes,tensos, enfim, tudo que um romance tem direito. Até me flagrei sorrindo enquanto lia. Esse foi o primeiro livro do David Nicholls que li,pretendo ler outros e super recomendo aos amantes de romance e fãs de John Green e Nicholas Sparks. 
”Você pode passar a vida inteira sem percebe que aquilo que procura está bem na sua frente.”

O romance foi adaptado aos cinemas com o mesmo nome, com Anne Hathaway(Emma) e Jim Sturgess (Dexter) como protagonistas, lançado em 2011 e distribuído pela Focus Features.
Enfim, disse que iria falar um pouquinho e falei um poucão. Isso é tudo pessoal! Espero que tenham gostado, até mais Marcianos, até a próxima. 


Um comentário: