-

-

EU LI: Eleanor & Park


Oi, marcianos, tudo bem? Aqui quem fala é a Mari, e eu vou fazer algumas resenhas de vez em quando por que a Lau me chamou. Enfim, essa é a minha primeira resenha no blog e eu decidi falar de um livro que li recentemente e simplesmente me apaixonei. Eu nem esperava tudo isso quando comecei a ler, mas com certeza entrou para a lista dos meus favoritos!



Título original: Eleanor & Park

Autora: Rainbow Rowell

Ano de lançamento: 2014

Número de páginas: 328

Editora: Novo Século









"Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo."

É exatamente o tipo de livro que você só para de ler quando dorme em cima dele. A escrita é simples e jovial, fazendo você entrar completamente no mundo dos adolescentes, e, principalmente, fazendo você entrar completamente na época em que se passa o livro: 1986. As garotas fazem permanente no cabelo, as pessoas usam jaqueta de couro, blusas de bandas da época e gravam músicas em fitas para ouvir no walkman. É simplesmente apaixonante, principalmente por que fala sobre outsiders, fazendo você entender sobre o amor adolescente e a superação. E não chega a ser aquele livro de romance puro, aposto que garotos também vão adorar ler, principalmente os que se identificam com Park: gostam de punk rock e gibis. 

Uma coisa que eu percebi e amei no livro é que ele tem um ritmo constante, como se o livro fosse "crescendo" ao longo do tempo: No começo, os dois personagens não se gostam (Eleanor chama Park de "mestiço idiota"), e depois, aos poucos, começam a conversar, até que, do nada, Park segura a mão de Eleanor. A partir daí, o romance aumenta. Não sei explicar direito como acontece (principalmente sem dar spoilers!) mas é como se o amor entre eles fosse se intensificando cada vez mais, e eles fossem ficando com cada vez menos vergonha um do outro, e o livro se torna cada vez mais envolvente, e você nunca quer parar de ler.

E, se eu pudesse definir o livro em uma frase, seria:  "Um retrato sincero e emocionante de um amor imperfeito, mas inesquecível" - The Horn Book. (Está escrito no verso do livro e, sinceramente, não conseguiria achar definição melhor).

"Se ela tinha saudade? Queria perder-se dentro dele. Amarrar os braços dele em torno dela feito um torniquete. Se lhe mostrasse o quanto precisava dele, ele sairia correndo."

Espero que tenham gostado da resenha! Até a próxima.

Beijos, Mariana

Nenhum comentário:

Postar um comentário