-

-

EU LI: Sete Anos

 Ei Marcianos, suave na nave?
  Eu sempre fui muito fã da Fernanda Torres como atriz, como pessoa bem humorada e agora como escritora. Cara, ela é hilária mesmo ( E muito gata), tanto em comédia quanto em drama, ela atua e escreve como ninguém. Como estou buscando livros nacionais em 2015, me indicaram Sete Anos porquê sabem o quanto amo crônicas de humor. ”Fim”, de 2013, seu livro de estreia como escritora, atraiu a atenção de diversas editoras no Brasil e no mundo e ainda foi elogiado pelos críticos mais prestigiados do país. E foi o sinal que Fernanda esperava para ver que escrever era a sua praia e Sete Anos veio em seguida em 2014.  
image
Autora: Fernanda Torres 
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 192
imagePublicado: 2014


E sem mais delongas, o livro se trata de coleções de crônicas que a autora escreveu desde as mais antigas até as mais recentes, matérias escritas para a revista Piauí e crônicas para os jornais Veja Rio e Folha de S.Paulo. São pequenos pensamentos divertidos e reveladores sobre teatro, política, cinema, família e assuntos do cotidiano. E ainda um texto inédito, ”Despedida”, que trata sobre a morte de seu pai, Fernando Torres, em 2008.
  Os leitores de ”Fim”, seu primeiro romance, e de suas colunas na imprensa, seu público na TV e no teatro, todos encontram neste livro o tom confessional, o carisma, a inteligência aguda e o olhar irônico e cômico que fazem de Fernanda Torres uma das artistas mais brilhantes de nosso tempo. Sete Anos mostra uma forma crítica e descontraída o olhar de duas Fernandas: a de ontem e a de hoje. Além de eu admirá-la como uma ótima atriz, principalmente por causa dos seus papéis de comédia, vi que dentro da carioca há também uma ótima e inteligente escritora.
image
A primeira crônica fala sobre o começo da sua carreira como atriz, ”Kuarup” tem uma prosa gostosa de se ler, uma crônica leve e um ótimo pontapé inicial para Sete Anos. E me deixa a impressão que Fernanda é engraçada, mesmo quando não tem a intenção de ser. Fernanda, traz um pouco da sua infância e sua vida pessoal. Uma coisa que eu não deixei de perceber, foi o quanto ela faz críticas ao Brasil, tabus políticos super interessantes. E em meio fatos da sua vida, ela discute tabus políticos, sociais, questões familiares e educação de forma afiada e objetiva.
"Se as chances de emprego para um rapaz branco, de classe média, que teve acesso à escola já são duvidosas, imagina as de um menino negro e semialfabetizado num sistema de aprovação automática?" Caos, publicada em 2010.
image
Sete Anos se mostra um lado íntimo de Fernanda Torres. Mostra uma visão ampla da carioca sobre o Brasil e sua vida. Em duas obras lançadas, a atriz, famosa no teatro e TV, se mostrou uma escritora competente e ousada, se for por esse caminho, sua carreira em letras vai longe. Vale a pena conferir.

 Enfim, isso é tudo pessoal! Desculpem o atraso, eu pago uma coxinha pra cada depois. Espero que tenham gostado, até mais Marcianos, até a próxima. 

ABRAÇOS, ERIK 

Nenhum comentário:

Postar um comentário