-

-

Intercâmbio na Bélgica - Escola


Bonjour my baes!
Por motivos pessoais, acabei tendo que adiar o post da semana passada pra hoje, mas no meio tempo aprendi coisas ultra importantes pra incrementar o pior e mais maçante assunto que vocês lerão aqui: A escola belga.
É importante começar dizendo que, na maioria das escolas, há uma divisão entre pessoas de uma mesma série - General, Technique et Professionel.
O general é como as escolas daqui: suave, mil matérias, química, física, espanhol, dificinho e tem que estudar pra caramba.
O technique, ACHO que é como as etecs (já que eu não estudo em uma posso estar falando merda grande). Você estuda 75% e os outros 25% são gastos em estágio, informática e preparação pra um futuro emprego. É possível escolher também o grupo (Social, Mecânico, etc). É o melhor pra intercambistas, porque além de ser muito melhor pra entender e aprender francês (sem trinta mil termos técnicos e tal), o ensino é fácil.
Eu não sei muito do profissionel, mas é o oposto do tecnique: 75% estágio e 25% estudo. Ah, e é o único grupo que tem sétimo ano, o último, e depois disso os alunos recebem um certificado indicando que eles já podem trabalhar.
A partir daí, cada escola tem as suas regras. Eu tive a pior sorte da vida ao cair numa escola católica de interior, absurdamente old-fashioned, onde até olhar as horas no celular no RECREIO pode te dar um castigo. Além disso, eu não posso me sentar até o professor dizer, e temos que chamar todos de Monsieur e Madame.
No meu caso, aulas de natação, religião, educação e saúde e outros também são obrigatórias. Por esses e outros motivos, a escola é o maior inferno da minha vida.

Deixo claro que nem toda instituição de ensino belga é assim: Me disseram que em lugares menos antiquados como Bruxelas ou Liège, onde muitos estudantes moram, é um pouco mais suportável...
Outra coisa importante pra saber é sobre a relação trabalhadores-aluno.
Não é nem de perto boa como a brasileira, e existe certa hierarquia mais ou menos complexa:
1- O directeur general. Ele é o senhor supremo da escola, sempre ocupado. O procure pra problemas GRAVES e nunca o conte nada que possa colocar alguém em problemas, porque a pessoa vai ser expulsa.
2- O directeur especifique/ coordenateur. Ele é a pessoa pra quem você pode falar as coisas.
3- Os Educateurs. Esses são os urubus da escola: contam tudo pra todas as autoridades, tiram o seu celular, te vigiam o tempo inteiro, corrigem o jeito que você senta, mandam no pátio, etc.
4- O Professeur Titulaire. Se houver um problema não grave ou relativamente grave, procure ele.
5- Os outros professores. Não os procure pra nada que não seja específico de sua matéria.

Em todo o caso, é a pior parte da Bélgica. Ouço muitos estudantes falando que se não fosse a escola, esse seria o melhor país do mundo - e seria mesmo.
No começo, por ser um Étudiante Libre (ou seja, a escola não recebe dinheiro do governo pra te ensinar), muitos professores podem pegar leve com você, mas recomendo que faça as provas já que é sempre um bom jeito de aprender a ler e escrever melhor na lingua de sua escolha (e te chamarão de preguiçoso e irresponsável se você não fizer nada). Tome cuidado, no entanto, pra não ir melhor que os outros alunos, porque eles vão começar a te odiar.
Outra coisa: NÃO FALTEM EM NENHUMA AULA. No começo, todo mundo sente vontade de faltar, de curtir, de ir pra o Carré ao invés de ir pra a aula, mas a questão é que quase todas as empresas (como WEP e Rotary) tem um esquema de pontos: Se você perder 3 pontos, é mandado pro seu país. Outras empresas, como AFS, podem te mandar embora quando bem quiserem.
Eu, linda, idiota, resolvi faltar um dia onde só haveriam 3 aulas aparentemente desnecessárias - Informática, Religião e Psicologia. Resultado: Ligaram pra a WEP, e perdi um dos 3 pontos. E não pensem que é brincadeira: o último Best Newie (um dos titles do Carré), do Rotary, foi mandado embora justamente por ter faltado uma aula. Não seja idiota, você está indo pra um programa de High School e é nisso que você deve se focar, certo? Certo.

Outra coisa: Tente fazer amigos belgas à todo custo. Eles geralmente não começam conversas, então seja independente e extrovertido! Assim você fará muitos amigos. Ah, e ouça todas as fofocas que eles falarem, mas não as espalhe. Nunca confie em um belga, seja ele seu irmão, seus pais, sua coordenadora, seu melhor amigo, porque eles VÃO espalhar e VÃO dizer que foi você quem contou mesmo jurando que não farão isso, então tome cuidado!

BEIJOS, MARIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário