-

-

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido


Saudade é solidão acompanhada, 
é quando o amor ainda não foi embora, 
mas o amado já... 

Saudade é amar um passado que ainda não passou, 
é recusar um presente que nos machuca, 
é não ver o futuro que nos convida... 

Saudade é sentir que existe o que não existe mais... 

Saudade é o inferno dos que perderam, 
é a dor dos que ficaram para trás, 
é o gosto de morte na boca dos que continuam... 

Só uma pessoa no mundo deseja sentir saudade: 
aquela que nunca amou. 

E esse é o maior dos sofrimentos: 
não ter por quem sentir saudades, 
passar pela vida e não viver.

O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido.

Pablo Neruna

Sem dar muitos detalhes do motivo, que resumindo é: 01 de abril de 2009 as 13hr15 uma das pessoas mais incríveis, uma das mulheres mais fortes, e uma das mães mais amorosas foi levada dessa vida.
Não estou lhes escrevendo pra chorar minhas pitangas, estou lhes escrevendo para falar de saudade, para falar de valores, e principalmente te fazer pensar. Eu espero que você, de verdade, reflita sobre essas coisas na sua vida.
Sempre tomei como significado de 'saudade' um simples "poxa, era tão legal" e de 'sentir falta' um complexo "Eu sinto isso na minha pele, todos os dias, sinto a ausência. Não só faltam coisas, como muitas estão distorcidas. Tudo seria diferente, eu seria diferente. Não sei se mais feliz, seria outra realidade e definição de alegria".




Vamos do começo?
Eu morei a maior parte da minha infância em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nasci e entre indas e vindas, muitas mudanças,  morei a maior parte da minha infância lá. Rodeada de família, cheia do amor de mãe, toda mimada e etc.
Minha mãe sempre teve uma saúde complicada, outros problemas, outro câncer, em 2009 essa doença se manifestou de novo nela, poucos meses depois tirando ela de mim, da minha irmã, de toda família e amigos que lhes garanto, amavam ela de corpo e alma (como eu disse, ela era mesmo incrível), desde então vivo aqui em São Paulo, com meu pai.
Eu sei que existem casos e casos, mães e mães, não sei nada sobre sua mãe, não sei quem é você está lendo isso aqui, mas indiretamente você está se tornando mais próximo de mim nesse momento, e mesmo sem eu estar completamente ciente disso, o sentimento ta aqui. Dado isso queria te dar um conselho, acho que já somos próximos o suficiente depois dessas linhas.
De valor.
Eu sei que é fácil dizer, ainda mais de digitar, sei que o ditado "as pessoas só dão valor depois que perdem" vive na boca das pessoas.
Mas sério, você já parou pra dar valor? Pense na sua mãe, ou sua representação de família seja qual for, pense nos momentos que viveu com eles, os lugares que já foi, os cuidados que já tiveram uns com os outros. As pessoas importam e se importam, as pessoas causam impactos e mudanças, causam dores e alegria, as pessoas estão ai! Estão do seu lado, estão te chamando no wpp agora mesmo.


Nos anos anteriores foi diferente pra mim, eu sempre soube lidar bem com as coisas, nunca me dei o luxo de ficar triste, chorando, nem nada. Não me admito assim, sou assim, e só isso. E se me vejo mal por algo, tenho certeza que mesmo as pessoas mais próximas de mim nem sempre estão cientes. Não quero e bato o pé dizendo que não preciso desabafar nem nada dessas coisas. Fui desse zero sentimentalismo pra falar abertamente sobre como, sim, isso da minha mãe por alguns motivos me quebrou dessa vez, foi uma semana muito ruim pra mim. Outros fatores me fizeram pensar nisso, outras coisas fizeram pesar mais em mim. E cá estou, dizendo pra vocês como é ruim sentir falta de alguém, e querendo citar os tais amigos próximos, um em especifico que ficou comigo (pelo wpp, conta? Skype também, uai) cada dia dessa semana, e apesar de só ter ouvindo um lamento meu, me deu um help com todos, meio que sem saber (só meio mesmo, essa gente que te conhece tão bem que só pelo seu digitar já sabe como você está). E baseado nisso te digo como as pessoas são importantes umas pras outras, e pessoas assim também são família pra mim.
E você precisa dar valor pra elas, isso vai mudar muito, vai te mudar, vai me mudar.
Não que eu não soubesse como minha mãe era importante pra mim, mas tive que perder ela pra estar ciente do meu espaço na vida dela, do espaço das outras que eu conheço na minha vida.
Eu sinto toda a falta do mundo dela, sinto uma saudade cretina dos momentos.
E não que eu tenha gostado do que aconteceu, está claro que não, mas a frase "O maior dos sofrimentos é nunca ter sofrido." vai ser usada agora pra uma interpretação direta, e bem pessoal: O que não te destrói, te fortalece.
Enfim, meu objetivo não era falar da minha mãe, Aldrei, era falar como a falta dela me afeta. Sei que ficou uma bagunça, mas eu to uma bagunça, então...

BEIJOS, LAURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário