-

-

Intercâmbio: A cultura neozelandesa

Antes de mais nada vou me explicar porque estou um pouco atrasada com esse post, é porque eu estava em uma viagem de surfe, sobre a qual eu vou escrever no próximo final de semana, então já vai se preparando.
Agora vamos falar da cultura neozelandesa, tudo aqui é basicamente vindo dos Maoris, que são o povo que habita a Nova Zelândia desde antes dos ingleses chegarem e dominarem tudo por aqui. De primeira vista é comum para os brasileiros acharem os Maoris engraçados, principalmente quando estão fazendo o Haka, que é uma dança Maori que é usada em funerais, para dar boas-vindas, datas especiais ou antes de batalhas, mas hoje em dia também é dançada por pura diversão.
A chance que você assista a um Haka por aqui é bem grande, no meu primeiro dia na escola os estudantes internacionais foram recebidos com um destes, até pensei em fazer aulas na escola só que era muito puxado então nem rolou.

Eu acho o estilo Maori muito lindo, a arquitetura deles é demais e sempre que você estiver andando pela cidade vai se deparar com algo da cultura deles. Os Maoris não são como os índios brasileiros que foram basicamente esquecidos, a cultura deles ainda é preservada e adorada por aqui.

Tem outra cosa aqui que é levada muito a sério que é o Kiwi Bird, esse é o pássaro símbolo do país, ele é tão importante aqui que até começaram a chamar o povo de "kiwi". Então para não confundir, kiwi é o povo, kiwi bird é o pássaro, kiwi fruit é a fruta.
Cultura Pakeha é a cultura que os britânicos trouxeram para cá, Pakeha é como que a palavra em Maori para homem branco, essa cultura não consiste de muita coisa, é aquela coisa de influência da mídia em geral, McDonalds, Starbucks e hipsters. Mas tem uma coisa que aonde quer que você vá vai ter que está ligada com essa cultura, essa coisa é o Rugby.
No começo eu ficava só falando que futebol é muito melhor do que Rugby e todas essas coisas de brasileiro enjoado, mas na real, Rugby é um esporte muito legal, eu tenho muita vontade de jogar, tenho muitos amigos que jogam. O ruim é que não é tão popular entre meninas por ser um esporte considerado violento

O time mais popular é o All Blacks, até agora eu não conheci ninguém que não torça para eles na verdade. Ao chegar aqui eu vi tanto o logo deles que eu estave em dúvida de qual era a bandeira da Nova Zelândia.
Essa é uma cena bem comum por aqui.
Então semana que vem eu vou escrever sobre as viagens que eu fiz por aqui e aonde vale a pena ir (só vou falar da Ilha Norte porque não cheguei a ir para a Ilha Sul).


Nenhum comentário:

Postar um comentário