-

-

EU LI: Sherlock Holmes, Um Estudo em Vermelho

Ei Marcianos, suave na nave? 
Hoje vou falar sobre o começo de uma das melhores ou a melhor série de livros de romance policial feita nos últimos anos. Um Estudo em Vermelho marca duas grandes estreias: este é o primeiro livro publicado por Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) e também a primeira história com o personagem Sherlock Holmes. Com seu ritmo vertiginoso de suspense e mistério, esta obra já nasceu clássica, consagrando seu protagonista como o mais apaixonante e popular detetive da história da literatura mundial.
Editora: Melhoramentos
Páginas: 190
Publicado:Edição brasileira, 1984, Editora Melhoramentos. 1887- Beeton’s Christmas Annual, editora.  (A Study in Scarlet no original em inglês)









Então vamos lá com a sinopse?
”Um Estudo em Vermelho propõe um enigma terrível e indecifrável para a polícia, que pede auxílio a Holmes. Um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto, uma expressão de pavor.”
Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções, narrado por seu amigo Dr. Watson, interlocutor sempre atento e não raro maravilhado com a inteligência e o talento do detetive. Este livro trás o encontro histórico de Holmes e Watson, só quem leu sabe o quanto épico que foi esse momento.

 Amigo, associado, assistente, biógrafo e cronista de Sherlock Holmes. É graças aos registros de Watson que o mundo passou a conhecer as façanhas do Grande Detetive, descritas de maneira instigante por esse médico que provou-se extremamente talentoso nas letras.
No ano de 1878, Watson obteve o título de Doutor em Medicina na Universidade de Londres, e foi a Netley a fim de fazer o curso prescrito para os cirurgiões do exército. Após completar seus estudos naquele hospital, foi incorporado ao Quinto Regimento dos Fuzileiros de Northumberland, como cirurgião assistente.

Mas antes que pudesse juntar-se a ele, irrompeu a Segunda Guerra Afegã, e Watson foi obrigado a mudar seu curso. Chegou a Candahar, onde encontrou seu regimento e passou a exercer suas funções. Afastado de sua brigada e incorporado aos Berkshires, lutou na batalha de Maiwand, onde foi gravemente ferido por uma bala Jezail. Salvo graças aos esforços de Murray, seu ordenança, foi afastado da guerra e mandado para um hospital de feridos. Mais tarde, voltou à Inglaterra para recuperar-se. 
Em 1881, encontra casualmente, em Londres, seu antigo auxiliar de enfermagem, o jovem Stamford, que lhe apresenta Sherlock Holmes. Encontro esse da necessidade de ambos em encontrar alguém para dividir as despesas de acomodação. Os dois passam, então, a compartilhar os aposentos do 221B, na Baker Street. O poder de ligação dos fatos que Holmes demonstrava fazia com que o seu novo companheiro de quarto ficasse admiradíssimo. 
Logo Watson descobre as habilidades dedutivas de seu novo companheiro, acabando por envolver-se em seu primeiro caso com o detetive, “Um Estudo em Vermelho”. No final desse, Watson diz ao detetive: “Seus méritos deviam ser publicamente reconhecidos. Você deveria publicar um relato do caso. Se não o fizer, eu o farei por você.” Torna-se, desse momento em diante, o cronista dos casos do detetive.
 

As ilustrações de cada capa e nos livros das aventuras do detetive, são magnificas, meio que prende um leitor que gosta mesmo do gênero, Sir. Arthur Conan Doyle me fez ficar apaixonado pela série e em seguida, me apaixonar por leitura. Doyle consegue transmitir emoção,medo e altas surpresas em suas palavras e tenho certeza que se você ler um livro, vai se apaixonar pela séria toda. Por que realmente o livro é espetacular.
Enfim, isso é tudo pessoal! Espero que tenham gostado, até mais Marcianos, até a próxima. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário