-

-

EU LI: O preço de ser diferente - Mônica de Castro

Sinopse: "Romero, um rapaz muito sensível, que apreciava poesias é violentado por um desconhecido... Seu pai, Silas, muito preconceituoso, o proíbe de contar seu drama a outras pessoas. Romero conhece Mozart e surge uma grande amizade... A sociedade, criando um modelo de normalidade, criou uma guerra antropológica com a natureza humana. 

Cada um de nós é único e quem resolve seguir o modelo, contra sua vontade, ilude-se, bloqueando a expressão de sua alma, criando insegurança, doença, desilusão e sofrimento. Quem assume sua verdade e age de acordo com os valores da Vida, mesmo enfrentando o preconceito e pagando o Preço de Ser Diferente, passa credibilidade, obtém respeito e se realiza. Nesta obra o leitor vai perceber que fraternidade é o resultado da capacidade de apreciar as diferenças."




Titulo: O preço de ser diferente
Autora: Monica de Castro, ditado por Leonel
Número de páginas: 354 
Lançamento: 2004








Sobre o livro e a autora: Antes de tudo coloque em mente que É UM LIVRO ESPIRITA,  encare ele do ponto de vista ESPIRITA se não, não rola. O livro é ditado pelo espirito Leonel, escrito por Monica de Castro, a Monica tem muuuitos livros, minha avó tem todos - sequestrei o livro dela hehehehe -.
Ok, minha opinião sobre ele é simples: Ótimo. A escrita dela é fácil, mas emocionante, gosto de como ela é narra as cenas, os locais. Pra um livro curto, ele é bem detalhado até... ok, talvez essa frase não tenha feito muito sentido. De qualquer forma, o que mais me apeguei no livro foi a lição que ele passa, sabe, acontece X coisa que não vou dizer pra não estragar a emoção do livro, e essa X coisa te faz ver tudo diferente, de outro ponto de vista - literalmente -, pensar nas atitudes das pessoas, no que suas escolhas mudam sua vida - e mudam muito -.

Após uma sessão de cinema, Romero é violentado por um rapaz chamado Júnior e, apesar da dor física e emocional, não conta com a compreensão do pai que o proibe de tocar no assunto com quem quer que seja. Triste e magoado, Romero se fecha para o mundo até que conhece Mozart, um rapaz de 17 anos de idade, cuja família é mais liberal e os dois começam a namorar. Entretanto, Junior - inspirado por inimigos desencarnados de Romero - acaba contando para Silas sobre a relação de Romero e Mozart. Silas segue os dois e, ao confirmar suas suspeitas, espanca o filho e o manda embora de casa.
Romero vai parar no hospital pela surra que levou de seu pai, muitas coisas acontecem nesse meio tempo, personagens novos, mortes, e finalmente a história toma rumo pro mundo espiritual. 

No livro, o Silas, pai do Romero, é um homem extremamente preconceituoso, e a autora trata disso sem dó, fala diretamente tanto em defesa de Romero quanto no preconceito de Silas, bem no ditado "os dois lados da moeda" mesmo sabem? 
*MOMENTO SPOILER* No final do livro, quando Romero está pra partir em uma viagem, seu pai aparece de surpresa no aeroporto, eles se acertam, se abraçam e deuses como eu chorei nessa parte, e chorei forte. *FINAL DO MOMENTO SPOILER*

É um livro pra te fazer pensar na importância do amor, da família, através da história de Romero, Leonel nos mostra que a homossexualidade não é uma opção na qual a pessoa pode escolher ser gay ou hétero. Nasce-se assim. {homossexualidade na visão espirita
O forte preconceito de Silas foi explicado através de uma encarnação anterior, quando sentia desejo por homens mas não pode vivenciar a experiência devido ao preconceito da época. A psicanálise explica a homofobia como um desejo reprimido que se transforma em ódio. 

Trechos:
"Há vários motivos por que os espíritos escolhem nascer homossexuais. Há pessoas que só vêm viver o preconceito; há pessoas que abusaram do sexo, seu e de outros; há pessoas até que já mataram em nome da chamada virilidade. Veja Romero, por exemplo. Ele vem reencarnando como homem heterossexual há muitas vidas, mas somente nesta se tornou homossexual. Foi a forma que escolheu para tentar se libertar de tantas culpas, principalmente da pedofilia e do apego excessivo a você. Cada caso é um caso, Judite, e não há como estabelecer uma regra.
— E nada disso é errado?
 — Tudo está certo na criação de Deus, e todas as coisas que existem no mundo trabalham em favor de nosso crescimento. A vida dispõe de muitos métodos para nos auxiliar, cabendo a nós optar por aqueles que mais se adaptam a nossos propósitos."


Trecho sobre a encarnação anterior de Silas:
"Silas queria ser homem. Nascera homem, precisava de virilidade. Jamais aceitaria aquela aberração que descobrira ser. Por que? Porque tivera que se transformar naquilo? Não era nenhuma mulherzinha! Era homem, homem! Dia e noite ficava repetindo isso para si mesmo, que não era um efeminado. Era homem! Todas as vezes que via Fábio, porém, suas palavras caiam no vazio, ele se desesperava, porque, por mais que quisesse negar, desejava ardentemente o corpo do preceptor."


Um comentário: