-

-

EU LI: O menino do pijama listrado


E ai, Marcianos? trocadilho do erik, sorry cof cof. Faz um bom tempo que não faço resenha aqui (pra variar). Hoje eu estava arrumando minha prateleira e achei um dos meus livros favoritos: O menino do pijama listrado. Já fiz aqui antes uma resenha sobre o filme honestamente não faz muita diferença. É uma obra fantástica escrita por John Boyne, e sinceramente não pode deixar de ter seu espacinho aqui!


Título original: The Boy in the Striped Pyjamas
Autor: John Boyne
Ano de lançamento: 2007
Número de páginas: 186
Editora: Cia. Das Letras








Sinopse: "Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável."   Skoob


Se eu pudesse resumir o livro em uma frase, seria essa: "é apenas uma dura realidade transfigurada numa visão pouco esclarecida de um menino de oito anos". Apesar do personagem Bruno ser novo, dando uma visão "ingênua" à história, o livro não deixa de perder os pontos fortes, como o pai nazista que trabalha para o exército alemão e a Segunda Guerra Mundial. No começo, Bruno imagina que o trabalho do pai é o melhor do mundo, um ato de heroísmo. Ao longo da trama, percebe que não é bem assim, e fica em dúvida em relação se o que o pai dele faz é bom ou ruim. E não só isso, mas começa a contestar até mesmo as atitudes do professor particular. 

Após se mudar para a nova casa com a família, que é composta pelos pais e uma irmã mais velha, Bruno passa a ter aulas particulares, e por estar longe dos amigos, sente-se solitário, até que conhece Shmuel, o judeu que vive no outro lado da cerca (campo de concentração). Ao passar dos dias, eles se tornam próximos, criando uma linda e verdadeira amizade.



Ele olhou para baixo e fez algo bastante incomum para a sua personalidade: tomou a pequena mão de Shmuel e apertou-a com força entre as suas.
“Você é o meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda.”


Uma emocionante história, em que você se envolve ao ponto de sentir a ingenuidade em cada palavra do menino alemão de olhos azuis, e pode ter certeza, vai se emocionar do começo ao fim, principalmente no final. A narrativa de O menino do pijama listrado é incrivelmente encantadora e triste. Você vai se apaixonar pelos "criados", sentir raiva da irmã mais velha de Bruno e desejar com todas as forças que aquele final seja apenas um pesadelo — apesar de ser fictício, o holocausto e todo o tema abordado realmente aconteceu, então não tem como não ser horrível. 


Indico o livro para quem, assim como eu, gosta de temas sobre a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ser pesado, é super interessante e honestamente, acho até mesmo fascinante. Espero que tenham gostado da resenha e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário