-

-

EU LI: A Vida Na Porta Da Geladeira


Bom dia marcianos! Aqui é a Mari (um tanto quanto atrasada, me desculpem) e hoje eu vou falar de um livro que li a um tempo atrás e ainda assim não consegui esquecer.
Conheci esse livro por indicação da minha melhor amiga, que leu para a escola (ela me disse que a professora adora passar livros contemporâneos, o que eu achei realmente bem interessante, por que apesar de não caírem no vestibular, sai um pouco daquela mesmice de livros escolares de mil e oitocentos e bolinha) e me emprestou por que me disse que adorou. Fiquei impressionada!

Título original: Life On The Refrigerator Door
Autora: Alice Kuipers
Ano de lançamento: 2009
Número de páginas: 226
Editora: Martins Fontes








"Claire, de 15 anos, e sua mãe têm uma rotina muito atribulada. Nos raros momentos em que a mãe está em casa (ela é obstetra), a filha está na escola, com amigos ou com o namorado. 

Resultado: as duas quase não se veem e se comunicam deixando recados na porta da geladeira. 

Esses recados vão desde cobranças banais [Oi, MÃE! (Que eu NUNCA MAIS vi!)] até revelações tocantes e contundentes por parte de mãe e filha durante o penoso tratamento do 
câncer de mama da mãe, num ano que se revelará decisivo para as duas. Em seu romance de estreia, Kuipers capta a ansiedade por trás da tragédia e revela a importância de viver a vida intensamente, lembrando ao leitor a necessidade de encontrarmos tempo para as pessoas que amamos mesmo em momentos de  dificuldade e desafios."

Pra começar que eu li o livro todo em mais ou menos duas horas. Mesmo tendo mais de 200 páginas, cada página é um "bilhete" que foi deixado na geladeira, e algumas não chegam a ter duas linhas. O que eu posso dizer é que durante essas duas horas eu ri, chorei, me irritei, me emocionei, enfim, foi uma grande mistura de emoções. Senti raiva pelo fato das duas nunca se encontrarem (e 
quando se encontram, não ficam muito tempo juntas: muitos bilhetes e muitos desencontros), ri com as piadas, as cobranças, as listas de compras... tudo. É um livro de poucas frases e que ainda assim consegue transmitir toda essa emoção.
Em certo ponto do livro eu simplesmente fiquei com um enorme nó na garganta e antes mesmo de perceber, estava chorando. Como muitas pessoas dizem, as vezes o mais simples é o melhor. Mesmo 
com poucas palavras, se você escolher as certas, consegue convencer e comover os outros em níveis imagináveis, e foi exatamente isso que eu senti por esse livro. 

Estava lendo algumas resenhas no skoob sobre esse livro, quando me deparei com esse comentário: " 
Eu sempre questiono sobre o que fiz, mas esse livro me alertou sobre a necessidade de eu pensar no que não fiz"  E sinceramente não consigo achar palavras melhores para descrever a sensação que o 
livro me passou. Recomendadíssimo para qualquer pessoa que pode separar duas horas do dia para 
refletir um pouco sobre suas escolhas, sentir uma montanha russa de emoções, ou simplesmente se 
divertir com um livro gostoso de ler. 

Quando a estrada virar, 
Estaremos juntas, 
Fazendo a curva, 


Apoiando-se 
Uma na outra, como mãe
E filha, 
E mãe…

Beijos, Mari.






Nenhum comentário:

Postar um comentário