-

-

Intercâmbio na Bélgica - Os Porquês.

Coucou, marcianos! 
Já comecei atrasada com o primeiro post, ê beleza! Nessa introduçãozinha de hoje vou mostrar mais ou menos PORQUE fazer um intercâmbio e PORQUE na santíssima Bélgica.
Acho que o primeiro fator é um pouco óbvio e geralmente bem clichê: Novas experiências, culturas, esportes, ensino, amigos e principalmente comida. Além disso, a oportunidade de aprender um (ou mais, como no meu caso) idioma e se tornar um comunicador global, entrando em contato com várias línguas. Literalmente. RISOS.
Mas por que a Bélgica? Esse pedaço de buraco negro no meio da Europa que é 8,5 vezes menor que o Estado de São Paulo? Por que não os Estados Unidos, Austrália, Canadá, ou até França?
A escolha do país, devo admitir, foi difícil. A ideia de "Bélgica" nunca foi muito concreta pra mim e provavelmente pra a maior parte dos brasileiros. Fazendo algumas pesquisas, no entanto, acabei descobrindo alguns "fatos de guias de viagem": É o país das batatas fritas, cerveja, waffles, chocolate, TinTin, saxofone, Smurfs, Stromae, Audrey Hepburn, as pessoas são secas e centradas, eles possuem 3 línguas oficiais (francês, holandês e alemão) e o "maior" pedaço de arte nacional é  uma escultura minúscula de um molequinho (filho do rei antigo)  fazendo xixi numa fonte. Sim, o Manneken Piss.
Mesmo assim, a internet não me dava informação o suficiente. Queria fugir, ir para um lugar desconhecido onde eu literalmente não entendesse nada (afinal, só sou fluente em inglês, português e arrisco um espanhol, então queria passar por dificuldades na língua também) e não tivesse referências. Pela falta de informação, a Bélgica me parecia o lugar perfeito.
Eu estava completamente errada. Quer dizer, não quanto a ser o lugar perfeito, mas quanto a TUDO o que eu tinha lido e pesquisado.
O fato é: Deveria existir uma placa no aeroporto com "Bonjour, você chegou ao país MAIS VIDA LOKA DA EUROPA."
Embora se concentrem muito em estudos, é absurdo o quanto tudo se movimenta aqui. As pessoas na escola e na família são completamente loucas e se jogam de cabeça em tudo, e pelo menos os meus amigos belgas (outros estudantes de intercâmbio não tiveram tanta sorte aqui) são muito compreensivos e sociáveis ao extremo. É só se aproximar com cuidado e ir jogando chocolates ao longe. Ok, não.
Além do fato de eles serem pessoas incríveis, também há o fator OUTROS ESTUDANTES DE INTERCÂMBIO. Ultimamente existem quase 300 de nós espalhados pela Bélgica. Se você está pensando em vir pra cá, não deixe de procurar um "oldie" - intercambista que já está aqui há mais tempo -. Ele vai te colocar em um grupo com essas outras 300 pessoas e aí, meu amigo, é que a sua aventura começa. Eles vão te ensinar o passo a passo da sobrevivência belga, e, principalmente, te levar para o Carré, Celtica, Green Fairy, entre outros (mas isso é assunto para um próximo post), onde  posso garantir que você terá um bom tempo.
Ah, e claro, a comida é realmente INCRÍVEL e eu basicamente me sinto em um restaurante todos os dias, mas o fato é que eles comem muito, muito carboidrato, muito doce, muito tudo, então cuidado com os kgs que você possa ganhar.
Alguns motivos principais para escolher o belíssimo país:
  1. Carga histórica insana
  2. 3 línguas! 
  3. Amigos intercambistas
  4. Belgas AMAM palavrões em português. E te ensinar os na língua deles.
  5. É um país realmente minúsculo então viagens são ultra possíveis. Nessa semana farei um estudo do meio, na minha escola pública, SÓ pra a França. Normal, né?
  6. Comida!
  7. As melhores festas. Principalmente na parte holandesa, mas AS MELHORES FESTAS.
  8. Tem o Stromae. Precisa de mais motivos? 
  9. Precisa. Aqui neva, mas no verão tem praia rs
  10. Roupas. Só uma palavra: PRIMARK.
A escolha da agência de intercâmbio também é complicada. Vim pela WEP e em parte me arrependo (recomendo bastante a Rotary), mas não sei se a Rotary tem um programa que a WEP tem, então aí vai: Por um precinho salgado, é possível passar 4 dias em um hotel com outros estudantes "newies" aprendendo francês, comendo e visitando partes históricas do país.  Pode parecer idiota e desnecessário, mas NÃO É. O curso me deu uma base incrível e fiz amigos que levarei pro intercâmbio inteiro (isso se não pra a vida).

E uma última coisa antes de encerrar: Saia com belgas, porque eles pagam tudo, mas NUNCA beije um belga e NUNCA confie num belga. Essas são regras que não podem ser quebradas, e que serão explicadas em breve.

Por enquanto me despeço. Bisous, Marx!

Um comentário:

  1. Vou pra Bélgica daqui uns meses, o post me esclareceu algumas dúvidas, to loca pro próximo!

    ResponderExcluir