-

-

Guia rápido: Fotografia


Hoje em dia, todo mundo possui uma câmera fotográfica. Seja ela compacta, semi profissional ou profissional. Já falamos aqui, há muito tempo, sobre um guia de câmeras fotográficas e hoje iremos dar algumas dicas. Porém, será bem básico, já que também não conheço tanto sobre o assunto.
 Muitos têm um bom equipamento mas não sabe como manuseá-lo, então falarei aqui tudo o que sei sobre câmeras e fotografia para ajudar vocês.

  • O que é câmera DSLR?

É uma câmera digital avançada, que possui ajustes manuais, e lentes que podem ser trocadas -intercambiáveis - e um "viewfinder" (visor).










  • O que é HDR?
High Dynamic Range, ou simplesmente HDR é uma técnica que faz a foto ter o máximo de detalhes, mesmo quando há muito contraste na cena fotografada. Nesta técnica, é possível mostrar detalhes na sombra e na luz ao mesmo tempo. Ao invés de tirar apenas uma foto, usa-se três fotos para o HDR tiradas em exposições diferentes.







  • ISO

Determina a sensibilidade à luz do sensor que captura a imagem. Quanto maior o valor, mais luz o sensor irá captar, porém a imagem pode apresentar "ruído", ou seja, perda da qualidade da imagem.

Na câmera é indicado por "ISO" (hur dur).







  • Velocidade
Indica o tempo em que o sensor irá utilizar para capturar a imagem. O diafragma ajusta a profundidade do campo, enquanto a velocidade permite uma noção de movimento à fotografia.

Em ambientes noturnos, é preciso que a câmera esteja exposta por mais tempo, de preferência com um apoio, como tripé, pra evitar que a foto saia tremida.

Na câmera, é indicado pela letra "S".




  • Abertura
f/3.2 (abertura)
Todas as configurações como balanço de branco, ISO, flash etc são feitas manualmente (mas pode usar o automático também, dependendo da câmera). Na abertura, o diafragma da câmera é controlado para que o modo automático cuide da velocidade do disparo. 

Nas câmeras, é indicado pela letra "A", derivado da palavra em inglês aperture.






Li, revisei e rerevisei e acho que está tudo certo. Espero que esse resumo tenha ajudado! É bem simples, já que o nome do post é "guia rápido", então preferi não aprofundar muito no assunto (até porque não sei muito sobre). Sugestões para o post serão bem-vindas! :D

Um comentário:

  1. Muito bem chica. Gostei das dicas e do blog. Espero que o pessoal que tem acesso ao blog aprendam sobre fotografia, imagem, etc. Beijos. Jesus.

    ResponderExcluir